Gilson Lino Filho assume direção da Unidade Penal Masculina de Caarapó com foco na ressocialização

Por: Portal Publicitário Ms Fonte : Tiago Pires

Policial penal Gilson Lino Filho. Foto: Divulgação

O policial penal Gilson Lino Filho, de 46 anos, é o novo diretor da Unidade Penal de Média Complexidade do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Caarapó. A nomeação foi publicada na última sexta-feira (14) no Diário Oficial do Estado (DOE). Ele substitui o policial penal Eudes Melo Vicente, que esteve à frente da unidade desde outubro de 2023 e solicitou dispensa do cargo.

Natural de Bela Vista, Gilson mudou-se para Campo Grande em 1995 e iniciou sua trajetória na Agepen em 2001, após ser aprovado no concurso público. Sua carreira começou na Penitenciária Estadual de Dourados (PED), onde atuou até 2004. Posteriormente, assumiu funções de chefia nas áreas de segurança, disciplina e vigilância no Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto de Dourados, permanecendo até 2011. Em seguida, foi transferido para Jardim, onde exerceu cargos de chefia e atuou como diretor substituto até abril de 2024.

De volta a Dourados, trabalhou como auxiliar do chefe de equipe na PED e, durante um período de intervenção, foi administrador a convite da Agepen. No último dia 14 de março, Gilson assumiu oficialmente a direção da unidade penal de Caarapó.

O novo diretor é pós-graduado em segurança pública e direito penitenciário e atualmente está cursando uma nova especialização em inteligência policial. Sua gestão será marcada pelo foco na ressocialização dos internos, promovendo a profissionalização por meio de cursos e incentivando a leitura. Para ele, a capacitação dos detentos é essencial para prepará-los para o retorno ao convívio social e ao mercado de trabalho.

“Acredito que, devido ao porte da unidade, podemos transformar Caarapó em um modelo nacional de ressocialização e reinserção”, destacou Gilson. Atualmente, o estabelecimento penal abriga 101 detentos.

Deixe um comentário