Por : Jornal Ms Agora / Tiago Pires

A Igreja Católica tem um novo líder. Às 13h08 (horário de Brasília), a tão aguardada fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais reunidos no conclave chegaram a um consenso para a escolha do novo Papa, sucessor de Francisco.
A decisão foi tomada no segundo dia de votações, após quatro escrutínios. A Praça de São Pedro, repleta de fiéis de todas as partes do mundo, irrompeu em aplausos e orações ao ver o sinal que indica a eleição do novo pontífice.
A identidade do novo Papa ainda não foi oficialmente anunciada, mas isso deve ocorrer nos próximos minutos, com a tradicional proclamação “Habemus Papam”, feita pelo cardeal protodiácono, Dominique Mamberti. Em seguida, o novo Papa aparecerá na sacada central da Basílica de São Pedro para dar sua primeira bênção “urbi et orbi” (à cidade e ao mundo).
Entre os nomes mais cotados estavam Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano; Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém; Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa; e Cristóbal López Romero, arcebispo de Rabat.
Esta eleição marca um momento histórico, já que o Papa Francisco, primeiro latino-americano a ocupar o cargo, renunciou ao pontificado por motivos de saúde em fevereiro deste ano, abrindo caminho para uma nova fase na liderança da Igreja.
Acompanhe esta matéria em atualização para mais informações sobre o novo Papa e os próximos passos do Vaticano.
