Quatro são presos por descarte ilegal de lixo em operação contra crime ambiental em Campo Grande
Por: Tiago Pires

Na manhã desta terça-feira (5), uma operação integrada coordenada pela Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), com apoio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) e Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana, resultou na prisão de quatro pessoas por crime ambiental.
A ação foi realizada na Rua Evelina Selingardi Figueiredo, região próxima ao aterro Dom Antonio, onde moradores incentivavam o descarte irregular de resíduos sólidos por parte de motoristas que transitavam pelo local. Após permitir o despejo, os envolvidos faziam uma triagem para selecionar materiais de interesse e deixavam o restante no local, agravando a poluição da área.
Entre os detidos está o dono do imóvel e dois ajudantes que moravam com ele, além de outro homem que ocupava irregularmente um terreno público e mantinha um depósito clandestino de lixo. Todos foram levados para a sede da Decat e autuados em flagrante com base no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), que prevê pena de um a cinco anos de prisão.
Durante a operação, também foi constatado que um dos presos era foragido do sistema prisional.
Segundo a equipe da Sisep, só durante a manhã foram removidos aproximadamente 266 metros cúbicos de resíduos, o equivalente a 19 caminhões carregados, demonstrando o grande impacto ambiental causado pela atividade.
