Homem de 38 anos foi contido por moradores e autuado por furto, lesão corporal e dano qualificado
Por: Tiago Pires

Um episódio de violência assustou funcionários e moradores de Dourados na madrugada desta terça-feira (16). O paciente Deyvid Almeida de Moraes, de 38 anos, em surto psicótico, destruiu a ala verde da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e ainda feriu uma ciclista ao arremessar contra ela uma cadeira de rodas furtada da unidade.
De acordo com a ocorrência, Deyvid havia sido encaminhado pelo Samu por volta das 2h, já em crise comportamental. Após receber atendimento médico, ele deixou o local, mas retornou cerca de 40 minutos depois ainda mais agressivo, passando a quebrar equipamentos, móveis, prontuários e computadores.
Durante a fuga, ele levou consigo uma cadeira de rodas e, na BR-163, lançou o objeto contra uma ciclista de 47 anos, que seguia para o trabalho. A mulher caiu da bicicleta e sofreu ferimentos no joelho. Ela foi socorrida e levada de volta à UPA.
O paciente foi imobilizado por populares que presenciaram a cena e entregue à Guarda Municipal, sendo posteriormente conduzido à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário). Na delegacia, foi autuado por furto, lesão corporal e dano qualificado.
A Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) informou que o homem já havia sido atendido na mesma unidade no domingo (14), após crise convulsiva. A instituição lamentou os prejuízos e destacou que medidas administrativas estão sendo tomadas para recuperação da estrutura.
Para o vereador Ademar Cabral (PSD), que é inspetor da Guarda Municipal, episódios como este demonstram a necessidade de reforço na segurança das unidades de saúde. “Já tivemos profissionais agredidos e até pacientes tentando atear fogo em si mesmos. A situação se repete e precisamos de vigilância permanente”, afirmou.
