Fábrica de clandestina de iogurte é interditada em Terenos e dono vai preso

Local funcionava em condições insalubres, sem higiene e com matéria-prima “duvidosa”

Por: Carol Rampi

Divulgação/PCMS

Uma fábrica de iogurte em Terenos, município a 31 quilômetros de Campo Grande, foi interditada nesta segunda-feira (17), após fiscalização da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contras as Relações de Consumo). O proprietário do local, de 67 anos, foi preso em flagrante. 

No estabelecimento, localizado no bairro Bodoquena, no Núcleo Industrial de Terenos, foram constatados produtos sem registros, fabricação sem boas práticas de higiene e manipulação, ausência de responsável técnico regulamentado, rotulagem com número de registro não reconhecido pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal), além de falta de higiene nas instalações. 

A inspeção também identificou uma caldeira contendo cerca de 200 litros de leite em processo de pasteurização, com matéria-prima sem procedência. Os rótulos utilizados nos produtos também eram falsos, já que a numeração impressa não possuía cadastro no SIM.

O responsável pelo estabelecimento oi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Terenos, onde foi autuado em flagrante pelos crimes contra as relações de consumo. O delito prevê pena de dois a cinco anos de detenção, o que inviabiliza o arbitramento de fiança nesta fase do procedimento.

Ação foi realizada pela Decon, em conjunto com fiscais da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e da Vigilância Sanitária Municipal. 

A fábrica foi formalmente interditada pelo SIM. Na ação, foram apreendidas 21 bobinas de rótulos e aproximadamente 200 litros de leite, que serão descartados.

Fonte: Topmídianews

Deixe um comentário