Operação cumpre mandados em Campo Grande
Por Thatiana Melo

A Polícia Civil do Paraná deflagrou na manhã desta sexta-feira (28) uma megaoperação para cumprir 109 mandados contra uma organização criminosa responsável por movimentar, em média, 1,5 tonelada de drogas por mês ao longo dos últimos dois anos.
A ação ocorre simultaneamente no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. No Estado são cumpridos mandados em Campo Grande. São ao todo 42 mandados de prisão, 54 de busca e apreensão e 13 de bloqueio de contas bancárias, sequestro de imóveis e veículos ligados ao grupo.
No Paraná, os mandados são cumpridos em Maringá, Paranavaí, Loanda, Porto São José, São Pedro do Paraná, Santa Isabel do Ivaí, Querência do Norte, Sarandi e Pitangueiras.
Fora do estado, equipes atuam em São Paulo, Campinas e Guarulhos (SP); Pouso Alegre (MG); Campo Grande (MS) e São Joaquim (SC), com apoio das forças locais
Organização bem estruturada
As investigações revelaram que a organização havia estruturado um forte esquema de tráfico interestadual e lavagem de dinheiro, com atuação concentrada em Maringá, Loanda e Campinas.
Segundo o delegado da PCPR Leandro Roque Munin, o grupo enviava 100 a 150 kg de drogas por dia para o estado de São Paulo, principalmente para Campinas. “Esse volume representa mais de 1,5 tonelada por mês e movimentação milionária para a organização”, afirmou.
A droga era embalada em malas e transportada por pessoas cooptadas pela quadrilha, muitas vezes em ônibus. Para lavar o dinheiro das operações, a organização utilizava lojas de veículos e tabacarias em Maringá.
Durante a investigação, pelo menos nove pessoas foram presas, incluindo um dos líderes do grupo, capturado no Paraguai em uma ação conjunta com a Polícia Federal e autoridades paraguaias. Outros flagrantes ocorreram em dezembro de 2023, quando policiais localizaram um centro de distribuição de drogas em Maringá, apreendendo entorpecentes, malas usadas no transporte e balanças de precisão. Três novos flagrantes também foram registrados em rodovias do Paraná, dois em Bandeirantes e um em Cambará.
Fonte Midiamax
