
Mais uma iniciativa voltada à qualificação profissional e à ressocialização de pessoas privadas de liberdade foi concluída nesta semana no Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Caarapó (EPMRFC). Nos dias 27 e 28 de maio, doze internos participaram do Curso de Produção de Salgados, ampliando seus conhecimentos e fortalecendo as possibilidades de inserção no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.
A capacitação foi ministrada pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Dayse Wanderlea Benites, e integra um conjunto de ações desenvolvidas na padaria da unidade penal, espaço que vem se consolidando como importante ferramenta de transformação social e profissionalização dentro do sistema prisional.
O curso de produção de salgados é o quarto realizado no local desde a implantação da padaria. Anteriormente, os internos participaram de capacitações voltadas à formação de pizzaiolos, produção de bolos, biscoitos e doces caseiros, além da fabricação de pães artesanais. Com a nova formação, os participantes passam a contar com mais uma qualificação que poderá contribuir para a geração de renda e a construção de novas oportunidades de vida.
De acordo com a direção da unidade, a padaria tem desempenhado um papel que vai além da produção de alimentos, tornando-se um verdadeiro centro de formação profissional. A estrutura conta com equipamentos e maquinários disponibilizados pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), permitindo a realização de cursos práticos em um ambiente adequado para o aprendizado.
“A nossa padaria tem se transformado em uma verdadeira escola de profissões dentro do sistema prisional. Graças aos equipamentos e maquinários disponibilizados pela Agepen, conseguimos oferecer aos internos um ambiente adequado para o aprendizado e a qualificação profissional”, destacou policial penal Gilson Lino Filho, diretor da unidade.
Ainda segundo a administração do presídio, cada curso realizado representa uma oportunidade concreta de mudança de vida. “Mais do que ensinar a produção de alimentos, estamos proporcionando oportunidades reais de transformação. Cada capacitação significa uma nova profissão que pode ser levada para fora dos muros da unidade, ampliando as possibilidades de trabalho e geração de renda após o cumprimento da pena”, ressaltou.
A iniciativa é resultado da parceria entre o SENAR e o Sindicato Rural de Caarapó, instituições que vêm contribuindo para a ampliação das ações educacionais e profissionalizantes dentro da unidade penal. A colaboração tem possibilitado a oferta contínua de cursos voltados ao desenvolvimento de habilidades práticas e à preparação dos internos para o retorno ao convívio social.
A direção também fez questão de agradecer o apoio das entidades parceiras, destacando o papel fundamental que desempenham no sucesso das capacitações. “Quero destacar e agradecer a importante parceria do SENAR e do Sindicato Rural de Caarapó, na pessoa de seu presidente, que têm sido fundamentais para que essas ações aconteçam. Quando instituições unem esforços em prol da educação e da qualificação profissional, toda a sociedade é beneficiada. Estamos investindo em pessoas, criando oportunidades e contribuindo para a redução da reincidência criminal por meio do trabalho e da capacitação”, afirmou.
Com a conclusão de mais esta etapa de formação, a unidade prisional reforça seu compromisso com a ressocialização, apostando na educação e na qualificação profissional como instrumentos capazes de promover inclusão social, cidadania e novas perspectivas para os internos que buscam reconstruir suas trajetórias de vida.
Informações: Gilson Lino Filho e Portal da Cidade/José Carlos











