Os dois estão agora no mesmo partido e disputam para representar o PL na corrida ao Senado em 2026
por Brenda Souza

A política sul-mato-grossense vive um dos movimentos mais marcantes dos últimos anos, uma vez que o Capitão Contar, que sempre foi um um dos principais adversários de Reinaldo Azambuja, agora está no mesmo partido e no mesmo projeto eleitoral do ex-governador.
A mudança de postura ganhou destaque após Contar se filiar ao PL e ser anunciado pelo presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, como pré-candidato ao Senado em 2026, a mesma vaga que Azambuja também pretende disputar.
A guinada contrasta diretamente com o histórico entre ambos. Em 2020, Contar protocolou um dos pedidos mais contundentes de impeachment de Azambuja na Assembleia Legislativa. Ele argumentava que o então governador deveria ser afastado e julgado por denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal, que apontavam suposta participação em organização criminosa, pagamento de propina e prejuízo milionário aos cofres públicos investigados na Operação Vostok. O parlamentar chegou a recorrer da rejeição do pedido, defendendo que os crimes atribuídos ao tucano não poderiam ser ignorados e que a Assembleia precisava garantir “respeito à fé e à confiança popular”.
Vídeos, à época dos pedidos de impeachment, mostram Contar questionando a rejeição dos seus requerimentos. “Quem dera que todos os requerimentos protocolados nessa Casa tivessem a mesma celeridade. Assim, sr. Presidente, fica parecendo que adotamos um peso e duas medida sobre tudo nas questões internas da Assembleia Legislativa”, disse ele há 4 anos. Assista
Cinco anos depois, o cenário mudou totalmente. Após convite da direção nacional e apoio declarado de Jair Bolsonaro, Contar retornou ao PL como uma das apostas da sigla para fortalecer sua representação no Estado.
O movimento acabou aproximando-o justamente de Azambuja, que tinha se filiado dias antes ao partido, com objetivo de disputar uma das duas vagas ao Senado em 2026
Contar, que durante as disputas eleitorais de 2022, aproveitou espaço em um dos debates para cutucar Azambuja (veja vídeo abaixo), agora é alido de primeira hora do ex-governador
Dentro do PL, a disputa por representação ficou ainda mais acirrada, já que o partido possui outros nomes interessados na vaga, como Giani Nogueira, incentivada pelo esposo, o deputado federal Rodolfo Nogueira, e o próprio Azambuja.
fonte Midiamax
