O concurso da PCMS ofertou 300 vagas para investigador e 100 para escrivão
Por Lethycia Anjos

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta quinta-feira (27), uma série de editais com resultados parciais das etapas do concurso público da PCMS (Polícia Civil). O certame, organizado pelo Instituto Avalia, ofereceu 300 vagas para investigador (nível superior) e 100 vagas para escrivão (nível médio), com salário inicial de R$ 6.569,53.
Os resultados preliminares abrangem etapas de avaliação de aptidão física, da avaliação médico-odontológica, da prova de títulos e da fase de investigação social.
Prova de Títulos
O primeiro edital, apresenta o resultado preliminar da prova de títulos. Recursos poderão ser apresentados até 28 de novembro. No entanto, novos documentos não serão aceitos nessa fase; apenas aqueles já enviados no período originalmente previsto para comprovação.
Avaliação Médico-Odontológica
O segundo edital traz o resultado preliminar da avaliação médico. Na lista consta os candidatos aptos, inaptos e ausentes. Aqueles considerados “inaptos” podem consultar o motivo da decisão e apresentar recurso até 28 de novembro. Exames complementares solicitados pela Junta Médica Especial devem ser enviados em PDF dentro do prazo recursal. Contudo, a falta de envio implica manutenção automática da inaptidão.
Avaliação de Aptidão Física
A terceira publicação, traz o resultado das avaliações de aptidão física. Candidatos considerados “inaptos” podem consultar o motivo da inaptidão no site do Instituto Avalia. Interessados poderão interpor recursos até as 23h59 do dia 28 de novembro. Após o prazo, o sistema ficará fechado.
As candidatas gestantes ou lactantes que tiveram o exame adiado seguem resguardadas pelo direito de realização posterior, conforme legislação vigente.
Investigação Social
O último edital corresponde a lista de candidatos considerados inabilitados na Investigação Social, etapa eliminatória, de acordo com o edital, a principal causa de eliminação foi a ausência de envio da documentação exigida pelo Edital nº 25/2025.
Os candidatos inabilitados poderão recorrer até as 23h59 de 28 de novembro, por meio da Área do Candidato no portal da PCMS. O envio deve seguir o formato de arquivo único em PDF, contendo todos os documentos pendentes. Após o envio, não haverá possibilidade de edição.
Conforme o edital, a Investigação Social seguirá até o momento da nomeação.
fonte Midiamax
