
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), assume a presidência do BrC (Consórcio Brasil Central) nesta semana, durante uma cerimônia prevista para a quarta-feira (21), em Brasília.
Eduardo Riedel foi eleito em 31 de dezembro de 2025, logo após o fim do mandato do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). A ata de eleição foi publicada em 7 de janeiro, confirmando mandato do governador de MS até 31 de dezembro de 2026.
Integram o Consórcio os seguintes estados: Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Governam as unidades federativas, Ibaneis Rocha (MDB), Ronaldo Caiado (União Brasil), Carlos Brandão (PSB), Mauro Mendes (União Brasil), Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e Wanderlei Barbosa (Republicanos).
Além da posse, o encontro deve debater o planejamento estratégico para o ano de 2026. Em comunicado, o grupo informou que espera que o “Consórcio Brasil Central siga como um instrumento essencial de governança colaborativa e geração de economia para os cofres públicos estaduais”.
Ademais, o Consórcio destacou, em nota ao Metrópoles, o objetivo de “promover o desenvolvimento econômico e social da região, de forma integrada e por meio da cooperação entre as Unidades Federativas para assim tornar a região ainda mais competitiva”.
