Sistema falha e primeira prova prática com novas regras é cancelada no Detran-MS

Foto: Madu Livramento

A primeira prova prática para a emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com as novas regras da avaliação do exame foi cancelada após o sistema Valid apresentar falhas, na manhã desta segunda-feira (26), em Campo Grande. As regras entram em vigor hoje, com uma adaptação no esquema de pontuação e nos critérios eliminatórios, como a retirada da baliza como etapa obrigatória.

Nesta manhã, havia cinco candidatos aguardando a prova prática na sede do Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Carros, alunos e instrutores já estavam no local esperando a equipe avaliadora para o início da prova, prevista para as 8h. Os instrutores relataram que foram informados do local da prova às 7h45, no bairro Panamá.

Pouco depois das 8h, eles receberam um comunicado, no grupo de recados do Detran, com a informação de que a prova havia sido cancelada. A informação era de que o sistema Valid, responsável pela emissão e digitalização de todos os processos de CNH, apresentou falhas com a atualização das regras.

“Por que não colocam todos como aptos na baliza e os alunos fazem só o percurso? Com certeza, há formas de resolver. Se a gente atrasa ou falta ao exame, há punição, mas eles avisam em cima da hora”, reclamou um instrutor.

Djuliane Sores teve o exame cancelado. (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Frustração para candidatos

Djuliane Sores, cirurgiã-dentista de 30 anos, trabalha em Porto Alegre e passava as férias em Campo Grande. Durante o recesso do trabalho, aproveitou para agilizar a primeira CNH. A frustração de ter a prova cancelada se soma à incerteza sobre as novas datas, pois ela deve retornar ao estado do Rio Grande do Sul em breve.

“Fiz várias aulas de percurso, mas reprovei na baliza. Na última terça-feira (20), acabavam minhas férias; cancelei meu voo de retorno para esperar a prova com as novas regras. Paguei o reexame certinho, mas foi cancelado hoje. Então, fica a nossa preocupação, pois não sei para quando será remarcado. Agora é esperar e ver os custos. Infelizmente, ficamos à mercê e isso adia mais alguns dias a sonhada habilitação.”

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Detran-MS. Confira a resposta na íntegra:

Informamos que foi identificada uma inconsistência durante o processo de migração do sistema para as novas regras da avaliação prática. Nossas equipes técnicas já estão atuando para identificar a causa e promover a devida correção, mas ainda não há um prazo para retorno do sistema“, diz o Detran-MS, em nota.

Midiamax

Deixe um comentário