Por: Portal Publicitário Ms Fonte: Estadão

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi oficialmente intimado nesta quarta-feira, 23, enquanto se recupera na UTI do hospital DF Star, em Brasília. A notificação diz respeito ao processo criminal que apura o suposto plano de golpe de Estado, do qual Bolsonaro é um dos principais investigados.
Internado desde o último dia 13 após uma cirurgia de 12 horas para tratar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal, Bolsonaro surpreendeu ao realizar uma transmissão ao vivo diretamente da unidade de terapia intensiva nesta terça-feira, 22. A live foi decisiva para que o Supremo Tribunal Federal (STF) considerasse que ele tinha condições de ser citado formalmente.
Com a intimação entregue, começa a contar o prazo para que sua defesa apresente resposta à acusação. Bolsonaro era o único entre os sete réus do chamado “núcleo crucial” do plano golpista que ainda não havia sido notificado.
Além do ex-presidente, outros seis aliados já foram intimados entre os dias 11 e 15 de abril. Todos responderão por cinco crimes graves: organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado ao patrimônio da União. Somadas, as penas podem chegar a 43 anos de prisão.
O processo marca mais um capítulo na crescente tensão política no país e promete ser um dos julgamentos mais emblemáticos da história recente do Brasil.
