Esse novo cenário é resultado do fortalecimento da rede de proteção à mulher e do compromisso da gestão
Por: Jornal Ms Agora Fonte: Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres – Prefeitura Municipal de Caarapó

O município de Caarapó tem registrado um crescimento no número de denúncias de violência doméstica nos primeiros meses de 2025. Embora o dado reflita um cenário preocupante, especialistas destacam que esse aumento também representa um avanço significativo: mais mulheres estão se sentindo encorajadas e seguras para romper o silêncio e buscar ajuda.
Esse novo cenário é resultado do fortalecimento da rede de proteção à mulher e do compromisso da gestão municipal com a pauta do enfrentamento à violência de gênero. No primeiro semestre deste ano, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres intensificou articulações intersetoriais com o objetivo de consolidar e expandir políticas públicas voltadas à proteção das mulheres em situação de violência.
Em março, como parte da programação do Mês da Mulher, foi realizada uma reunião estratégica com os integrantes da rede de enfrentamento à violência doméstica do município. O encontro teve como foco as deliberações finais do Fluxo de Atendimento à Violência Doméstica, documento que vem sendo construído desde 2023 com o intuito de estabelecer diretrizes claras para uma atuação intersetorial, ágil e eficiente nos casos denunciados.
Participaram da reunião a socióloga Bruna Gayozo, da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres; o capitão Tormin, representando o comandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Mateus; o tenente Alisson Aguiar; a coordenadora do CRAS Indígena, Luciene Cavalheiri; a coordenadora do CREAS, Julia Barros, acompanhada de sua equipe; integrantes da equipe técnica do CRAS; o enfermeiro Samuel Bach, mediador do programa Dialogando Igualdades; além de representantes do Hospital São Mateus, da Secretaria Municipal de Saúde, da Sala Lilás, da SESAI e a assistente social Lucimara Cavalheiri, secretária executiva dos conselhos municipais.
A reunião resultou na consolidação de um pacote de propostas estruturantes, atualmente em análise pelo setor jurídico da Prefeitura Municipal. Entre as principais medidas estão:
- A oficialização do Fluxo de Atendimento à Violência Doméstica, com normas para garantir uma resposta rápida e integrada;
- A criação do Projeto de Lei “Maria da Penha Vai à Escola”, que propõe uma semana anual de atividades educativas nas escolas da rede municipal para conscientizar crianças e adolescentes sobre os direitos das mulheres e a prevenção à violência;
- A fundação do novo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que terá como missão ampliar a participação social, fortalecer o controle democrático e promover a equidade de gênero em Caarapó.
De acordo com a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, todo o trabalho vem sendo conduzido com base no diálogo e na cooperação entre os diversos setores da rede de proteção. A expectativa é de que as propostas avancem nas próximas etapas institucionais, reforçando o compromisso de Caarapó com uma rede de apoio mais forte, efetiva e acolhedora.
