Operação Gomorra revelou esquema de fraudes em licitações em mais de 100 prefeituras e câmaras do estado vizinho
Por: Jornal Ms Agora Fonte: Gabriel Maymone /MidiaMax

Centro de um esquema de fraudes em licitações que pode ter atingido mais de 100 prefeituras e Câmaras Municipais no Mato Grosso, a Centro América Comércio, Serviço, Gestão Tecnológica LTDA (CNPJ nº 09.179.444/0001-00) já fechou R$ 69.204.915,50 em contratos com dez municípios de Mato Grosso do Sul somente em 2025.
A empresa está implicada na Operação Gomorra, deflagrada pela Naco (Núcleo de Ações de Competências Originárias) – braço do MP de MT – e teve seu proprietário, Jânio Corrêa da Silva, preso, em novembro do ano passado. Conforme as investigações, a Centro América fazia parte de esquema que fraudava licitações para garantir contratos, mediante participação ativa de alguns prefeitos e vereadores para manipulação dos resultados dos certames.
No ramo de gestão de frotas, que é o principal serviço prestado pela empresa aos municípios em MS, a Centro América atuava com ‘cartão coringa’ para desvio de combustível e prática de sobrepreço, segundo investigações. O dono de fato da empresa seria Edézio Corrêa, também preso. Ele já foi denunciado pelo MP de Mato Grosso na Operação Sodoma, por pagamento de propina na gestão do ex-governador do estado vizinho, Silval Barbosa (MDB).
Uma das situações que chamou atenção dos investigadores foi a discrepância de valores entre contratos para serviços semelhantes.
Os serviços prestados pela Centro América com prefeituras em Mato Grosso do Sul são para gestão de frota e quarteirização, ou seja, gerenciar contratos dos municípios com empresas terceirizadas.
