Patrulha será voltada para proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que possuam em seu favor medidas protetivas de urgência
Por: Jornal Ms Agora

A Prefeitura de Dourados realiza nesta quinta-feira (12), por meio da Guarda Municipal, a cerimônia de formatura de guardas municipais que irão fazer parte da Patrulha Maria da Penha, uma força especial que atuará no atendimento direto às mulheres vítimas de violência doméstica. A solenidade aberta ao público começa às 13h30, na Câmara Municipal, localizada no Shopping Avenida Center, e será marcada pela entrega oficial dos certificados.
Os agentes de segurança pública passaram por capacitação para compor as equipes da patrulha especializada e participam nesta quinta-feira (12) da aula de encerramento e formação. A criação da unidade especial, que foi anunciada em março pelo prefeito Marçal Filho, é uma inovação em segurança pública para o município e visa diminuir os casos de violência contra a mulher e de feminicídio em Mato Grosso do Sul.
Para agregar ainda mais ao funcionamento eficaz do serviço, a prefeitura destinou o espaço de uso da Guarda Municipal, situado na Praça Antônio João, para ser base da Patrulha Maria da Penha. Por ficar na área central, as unidades terão mais celeridade para atender as ocorrências quando forem acionadas pelas mulheres vítimas de violência doméstica.
A patrulha poderá realizar o acompanhamento da vítima, se solicitado, para que se efetive o cumprimento de ordem judicial, visando que o agressor deixe a residência ou, se necessário, acompanhar a vítima para assegurar a retirada de seus pertences. O efetivo contará com a presença de no mínimo uma guarda municipal (sexo feminino) e estará pronto para outras definições como no caso, de constatação de descumprimento de medida protetiva.
