Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Imposto de Renda 2026: entenda quem é obrigado a declarar e quais os lotes de restituição

Foto: Divulgação

O prazo para envio da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2026 começa na próxima segunda-feira (23) e segue até 29 de maio, conforme anunciado pela Receita Federal. Neste ano, a expectativa é de que o órgão receba cerca de 44 milhões de declarações em todo o país.

Em 2026, estão isentas pessoas que receberam até dois salários mínimos mensais durante 2025 e não se enquadram em outro critério de obrigatoriedade. Já os contribuintes obrigados a declarar são aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 35.584,00 ou obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 177.920,00.

Os demais critérios de obrigatoriedade mantiveram-se os mesmos e aplicam-se aos contribuintes que:

Receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 35.584 ao longo de 2025, como salários, aposentadorias ou aluguéis;
Tiveram rendimentos isentos ou não tributáveis superiores a R$ 200 mil;
Possuíam bens ou direitos acima de R$ 800 mil até 31 de dezembro de 2025;
Obtiveram ganho de capital na venda de bens, como imóveis ou veículos;
Realizaram operações na bolsa de valores com vendas acima de R$ 40 mil ou com lucro tributável;
Registraram receita bruta da atividade rural acima de R$ 177.920;
Passaram a residir no Brasil em 2025.


A lista completa de critérios de obrigatoriedade encontra-se na página da Receita Federal. A recomendação é para que os contribuintes organizem seus documentos com antecedência, a fim de evitar contratempos no envio da declaração.

Além disso, quem não entregar o documento no prazo determinado estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, com valor máximo correspondente a 20% do imposto sobre a renda devida, além de ficar com o CPF pendente de regularização. A Receita Federal destaca que não entregar a declaração não gera punições mais graves como restrições bancárias, indiciamento criminal ou prisão.


Este ano, a Receita Federal deve antecipar o pagamento da restituição. Assim, a previsão é de que 80% dos contribuintes recebam os valores até o dia 30 de junho. A restituição será paga, ao todo, em cinco lotes, seguindo o calendário divulgado pelo órgão:

1º lote: 29 de maio;
2º lote: 30 de junho;
3º lote: 31 de julho;
4º lote: 28 de agosto;
5º lote: 30 de setembro.

Os pagamentos seguem critérios de prioridade, como idosos, pessoas com deficiência e professores, além de contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via Pix. Outra novidade inclui o pagamento automático de restituição a contribuintes que não são obrigados a enviar a declaração à Receita Federal. O pagamento será feito em lote especial e foi chamado de Cashback IRPF.

Notícia anterior
Próxima notícia

Leia mais

Veja outras notícias que podem te interessar!

SEMEEC reúne professores em formação continuada e fortalece práticas pedagógicas em Caarapó

SEMEEC reúne professores em formação continuada e fortalece práticas pedagógicas em Caarapó

Encontro realizado em diferentes espaços do município abordou alfabetização, leitura, matemática, educação infantil e relações étnico-raciais A Secretaria Municipal de

MS bate recorde de R$ 5,65 bilhões em produção florestal, e quase 80% do salto veio do preço da tora

MS bate recorde de R$ 5,65 bilhões em produção florestal, e quase 80% do salto veio do preço da tora

Foto: Divulgação Mato Grosso do Sul produziu R$ 5,65 bilhões em floresta em 2025, o maior valor já registrado no

Bets começam a sair do ar nesta terça-feira

Bets começam a sair do ar nesta terça-feira

Foto: Alexandre Meneghini Os sites e aplicativos de apostas esportivas e jogos online, conhecidos como bets, começam a sair do

Restrição à prisão de eleitores termina nesta terça-feira

Restrição à prisão de eleitores termina nesta terça-feira

Regra terminou nesta terça-feira e deixa de limitar detenções fora das exceções previstas durante a votação Termina nesta terça-feira (6),

Painel indica que El Niño pode ser um dos mais intensos desde 1950

Painel indica que El Niño pode ser um dos mais intensos desde 1950

Temperaturas devem permanecer acima da média em grande parte do país O Painel El Niño 2026-2027, do Instituto Nacional de

Caarapó conclui formações do MS Alfabetiza com foco no fortalecimento da aprendizagem

Caarapó conclui formações do MS Alfabetiza com foco no fortalecimento da aprendizagem

Professores do 1º e 2º ano das redes Municipal e Estadual participaram de encontros voltados à alfabetização, leitura, escrita e

Viu isso?

Veja as notícias que estão em alta.

Fique por dentro de tudo!

Inscreva-se em nossa newsletter.

Site desenvolvido por Bruno Wagner

Copyright © 2026 – Todos os direitos reservados